O Museu de Arqueologia possui um projeto de Educação Patrimonial denominado Toth. Tal nome é uma homenagem a uma antiga divindade egípcia que ensinou a escrita, as ciências, e a cultura para os antigos egípcios. Seguindo os ideais e tarefas efetuadas pelo mítico Toth, temos aqui como objetivo principal contribuir no aprimoramento da educação e da cultura da cidade de Ponta Grossa e demais regiões dos Campos Gerais.
Dentre demais objetivos destacamos: - Desenvolver nos alunos a valorização e a necessidade de se conhecer o passado, despertando a consciência para a preservação do patrimônio, a fim de entender o presente; - Incentivar hábitos de pesquisa; - Despertar o interesse pela leitura por meio dos diversos objetos expostos; - Incentivar os alunos a se expressarem pelas atividades artísticas; - Levar aos alunos dos ensinos médio e fundamental conhecimentos produzido por especialistas, em diversos aspectos da antiga civilização egípcia, tais como: arte, história, arqueologia, religião e vida cotidiana; - Divulgar pesquisas recentes em Egiptologia, realizadas no Brasil.
Desde a sua abertura em abril de 2001, o museu recebeu milhares de visitantes cumprindo assim, o seu papel de difusor cultural. Notadamente o público é composto por estudantes, mas o museu recebe também muitos turistas que visitam a cidade de Ponta Grossa.
A escolha do nome do museu foi uma homenagem que prestamos em vida para aquele que foi um dos maiores historiadores brasileiros, e o melhor pesquisador no campo da Egiptologia em nosso país. Guardaremos para sempre seus ensinamentos.